Páginas

A l e g r i a - 1ª parte - Síntese de nossos passos de 2006 a 2008

...Aprendemos a aflorar o nosso ridículo na disciplina, depois ele andou com os próprios pés... Isso já existia dentro de nós mesmos, mas de alguma forma reprimido e para redescobri-lo fizemos uma série de exercícios que deixou tudo aflorar. No final, estava dentro de nós... (Trecho de depoimento da aluna Carla Craice da Silva, AM 034, 1° sem/2008).

Síntese de resultados do Projeto Alegria na disciplina eletiva Am-034-2006 a 2008

A linguagem que permeia o mundo clownesco se constrói com seu olhar e suas ações dilatadas, movidas por impulsos orgânicos, puros e vitais. O clown deixa-se levar, às vezes não só literalmente, mas deixa-se inundar de situações inusitadas, onde não encontrar saída não é um problema. Busca através da insistência, mas encara esses problemas, problematizando-os. Ele não dissolve a dúvida com respostas, mas com boas perguntas (Aluno da disciplina AM 034, 2° semestre de 2006, Jorge Henrique da Silva).

Este relatório foi baseado nos resultados do projeto de pós-doutorado “Alegria”, desenvolvido na disciplina AM 034 – Linguagem e aprendizagem de Clown em Espaços Públicos I desenvolvido na área de Neurolingüística do IEL pela pesquisadora colaboradora e pós-doutoranda Profa. Dra. Ana Elvira Wuo (sob supervisão da Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry).
Tal disciplina tem como um dos objetivos promover a iniciação do clown de alunos das mais diversas áreas de conhecimento da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, processo que culmina, no final do semestre, com a preparação de um espetáculo a ser exibido em espaços públicos (dentro e fora da universidade). A Profa. Wuo tem participado da disciplina desde sua introdução no catálogo dos cursos de graduação da UNICAMP, em 2006, (sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry, sendo a partir de 2007 oferecida em co-responsabilidade), o que tem promovido alegria ao campus, conforme a proposta da disciplina. O objetivo de incluir no catálogo de graduação essa disciplina foi justamente trazer alegria, graça e bom humor ao campus e estendê-la para além do campus, sobretudo pensando nos acontecimentos tristes (suicídios de alunos) que tivemos num passado recente. No semestre em curso é a 5ª vez que a disciplina é oferecida e é freqüentada por alunos dos mais variados cursos de graduação de nossa universidade.
A disciplina AM 034 I vem sendo oferecida como Atividade Multidisciplinar desde 2006 para todos os cursos da universidade tendo sido cursada por 180 participantes entre alunos regulares e especiais que estão se apresentando em espaços públicos, o que multiplica a alegria tanto para a formação pessoal do aluno, quanto para os espaços em que atuam como clowns: creches, asilos, hospitais, escolas, ruas e praças, entre outros. Nas quatro vezes em que a disciplinas foi oferecida, estima-se que assistiram aos espetáculos preparados para o público por volta de 3000 espectadores.
O interesse por parte dos alunos pela disciplina nos levou a ampliar sua carga horária. A partir de 2009, no primeiro semestre ofereceremos a disciplina AM 034 e no segundo a disciplina AM 044 – Linguagem e Aprendizagem de Clown em Espaços Públicos II , com o objetivo de aprofundar a formação de clown e de investir no preparo de espetáculos itinerantes apropriados a espaços públicos .
Foto por Ana: Os sapatos do Clown de Renata, aluna da AM 034, 2° sem/2007.

2 comentários:

André Decotelli disse...

Olá Ana, te mandei um email sobre a sua tese do rito. Estou escrevendoa minha monografia e gostaria de ler como bibliografia. Meu email é dedecotelli@yahoo.com.br. POr favor se puder, me diga como conseguir a sua. Atenciosamente!

harley 071112 disse...

Deixei esta postagem para o final...

Obrigado, Ana, pela oportunidade.

Pepídio e eu agradecemos...