Páginas

Outros mais virão...

Em uma sociedade marcada por condutas de convívio que tendem mais para a seriedade, a arte de fazer rir tem viajado através dos tempos, alterando o tom ríspido das ações das pessoas e das instituições, promovendo aquilo que todos buscam como meio para burlar a rigidez social, o riso (WUO, 1999).


Esperanza Espertude e Sr. Bigola

Ele (o Clown), pelo nome que ostenta, pelas roupas que veste, pela maquiagem (deformação do rosto), pelos gestos, falas e traços que o caracterizam, sugere a falta de compromisso com qualquer estilo de vida, ideal ou instituição. É um ser ingênuo e ridículo; entretanto, seu descomprometimento e verdadeira ingenuidade lhe dão poder de burlar situações e pessoas, com certa impunidade (BURNIER, 1996).

Fotos: Arquivo AM034 - Ana Wuo

15 comentários:

Luciano disse...

Curioso para ver quem são os novos manos.
Abraço, Ana. Abraços, Clowns.

Ata disse...

Olha a pinta do Bigola!! rs

Alice Viveiros de Castro disse...

Oi Ana! acabei de me inscrever como seguidora. Assim acompanho sempre o que se passa por esse nariz! acho legal colocar o nome dos palhaços em cada foto... tem houve em que eu reconhecia todo mundo... mas eles procriam-se numa velocidade de coelhos e minha memória sofre de uma retração perigosa... beijos e parabéns!

Ana Wuo disse...

Alice, vou colocar os nomes dos clowns. Obrigada pela dica.Um beijo no nariz... Por um circo mais animal!

Leticia disse...

Ah o bingolinha ficou um máximo!

Luiz Alberto Machado disse...

Maravilha tudo por aqui, parabens. Indicarei nas minhas páginas, aguarde.
Beijabrações paratodos
www.luizalbertomachado.com.br

OCÊ ATA (TIAGO 1) disse...

OLHANDO ESTE COMENTARIO DA PROF. ANA, ME LEMBREI DESSA FRASE DITA PELO GENIO, Charles Chaplin:


"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

Chris disse...

Uma vez me perguntaram: "o que é nascer clown pra você?" e a priori achei essa pergunta um tanto difícil de responder. Mas depois de pensar em minhas experiências, tanto com o teatro como com o clown vi que era mais simples do que eu imaginava. Quando ganha-se um personagem, há algumas descobertas de jeitos sim, mas é muito maior a investigação de como aquela personagem age com o seu corpo. Já no clown é como se fosse um nascimento de um bebê mesmo, afinal o clown não conhece o mundo, não se conhece... é também o conhecimento do próprio corpo, pois o clown não é algo já criado... mas a sua própria criação. Então acredito que nascer clown, é conhecer-se.

Chris disse...

Alegria. Um sentimento que sentimos sem pensar... Que nos pega sorrateiramente, e como na tristeza que às vezes se manifesta em lágrimas, ela manifesta-se em risadas. É um estado de ser confortante.

Tamires Pieruccini disse...

Essa pisacadinha do Bigola ficou muito boa...
É mesmo Chris, penso que nascer clown, é conhecer-se.
Parece que é ver-se por inteiro, não só aquilo que nos é colocado como ideal. Perceber as nossas "falhas", que ao ser clown deixam de ser falhas e passam a ser o nosso propósito de rir.

Tiboca disse...

Nascer clown é poder mostrar sem medo, sem vergonha, sem receios, tudo o que você tem dentro de você mas por muitos motivos você não consegue, ou não pode mostrar. É ser mais livre. É ser mais feliz.

Sou mais feliz depois que nasci. Consegui transbordar as loucuras,as manias, os ridículos que tenho.

Adoro tudo o que o clown me proporcionou e já adoro tudo que ele vai me proporcionar.

Ana Wuo disse...

Thamires,se cometemos falhas, rir é o ideal!

Tiboca, vc nasceu feliz e só isso já é suficiente.

Chris, alegria sem pensar é um estado do ser clown!

Oce Ata - Chaplin é nossa inspiração!

Richard Palluce Moita disse...

Não é o primeiro dos meus comentários, mas é depois daqui que me conhecerão como serei chamado.

Mas acredito que no mínimo algumas pessoas saibam, Petrrônio de Glúteos é o meu clown.

O nascimento a priori, na mente e nos bocas do mundo afora, parece ser algo difícil e com dor, onde o mais rídiculo possível deve se entranhar no ser. porém, após esse dia inesquecível, vemos que o nascer nada mais é que simples nascer. Para mim, não recebe adjetivos, é somente um verbo. Verbo este que carrega sentimentos e sensações, e todas muito boas por sinal, obrigado.

Realmente, espero nunca esquecer este dia.

Raphael Gonçalves disse...

Nascer clown é arrancar todos os filtros e enxergar como à primeira vez. Tudo está em função dos olhos. Através deles que você se expressa e absorve as energias emitidas pelo público. Acreditar no clown, ou melhor, ser você mesmo, é fazer as pessoas acreditarem que podem responder às perguntas e situações da vida com bom humor, sem perder a doçura e a alegria.
Já pude provar um pouco das sensações de ser clown em minha profissão atual (música). Em minhas experiências como baterista, que fica um pouco 'isolado' do resto da banda, eu não tinha noção alguma de lidar com a reação do público, muito menos jogar com ela. Em duas de algumas das apresentações que fiz em maio, posso ressaltar a Virada Cultural 2010. Trabalhei com meu grupo de Circo/Pirofagia, Ponte pra Lua (www.pontepralua.com.br), grupo que comecei como músico e agora atuo. Foi minha primeira apresentação de malabaris para um público e foi muito proveitoso experimentar coisas e ver a reação das pessoas que estavam assistindo. Também trabalhei no "Trem das Onze" com o projeto fuá (www.projetofua.com.br), fazendo performances dentro do trem que levava o público para assistir o espetáculo. As pessoas que estavam no trem interagiram muito, cantaram com a gente, alguns dançaram e foi muito interessante aplicar o exercício de triangulação, proposto pela professora Ana no começo do curso. Fico muito grato pelo conteúdo abordado neste semestre e contente com os resultados colocados em prática até agora. Muito obrigado!

Danilo Poso Volet disse...

Ahh.. sociedade..quando eu nasci vi que aqui era muito mais diferente que o mundo dos clowns. Mas e daí, isso não importa, continuo sendo o mesmo..apesar de que aqui sou muito mais curioso pois não conhecer muito esse mundo e me meter em situações engraçadas de vez em sempre.

Pixoxó =)